terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia 22: Foncebadon - Ponferrada (28 km)

Acordamos cedo, tomamos um cafe da manha rapido e partimos para encarar um dos trechos mais dificeis do Camino. Apos 1,5 km de subida, chegamos a tao esperada Cruz de Ferro. Esta parte do caminho tem um significado muito especial. A Cruz de Ferro e' um monumento dedicado a Mercurio, o Deus dos caminhos. Situada a 1517 metros de altitude, a cruz e' considerada o ponto magico entre o ceu e a terra. Ao se aproximar da cruz, os peregrinos, num ato simbolico, depositam uma pedra que carregaram desde o inicio do Camino e pedem protecao para continuar a caminhada.

Nascer do sol em Foncebadon

Cruz de Hierro - Foncebadon

Depositando a pedra

Minha vez
Apos a cruz de ferro subimos mais ainda as montanhas - na altura das antenas - e iniciamos uma descida surreal de 14 km. Foi um trecho bem dificil, pois alem da descida ser bastante ingrime, era cheio de pedras soltas, que ao pisar, deslizavam. Passamos pelas cidades de El Acebo, Riego de Ambros ate pararmos em Molinaseca para almocar.

Montes de Leon
Descida

Com as baterias recarregadas, resolvemos gastar as calorias com uma caminhada de 8 km ate a cidade de Ponferrada, capital da regiao de El Bierzo e com um casco historico bastante rico. E'a ultima cidade grande antes de Santiago.

Castillo del Temple - Ponferrada

Plaza Mayor - Ponferrada

Torre del Reloj - Ponferrada

Ayuntamineto - Ponferrada
Apos um dia dificil, nada como um belo banho quente para relaxar. De banho tomado e com uma certa fomezinha, fomos encarar um cordeiro num restaurante italiano da cidade. Estava show de bola

Cordeiro

1. Pontferrada... foi uma das piores noites... muita chuva até chegar no albergue...que estava lotado... muito ronco... noite mal dormida... mas tudo bem. Vida de Peregrino!!!