terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia 24: Trabadelo - O Cebereiro


Mais uma vez acordamos cedo e dessa vez partimos sem desayuno. De manha estava uma friaca que há alguma tempo não pegávamos. Os primeiros 15 km da caminhada de hoje continuaram margeando a auto-estrada e o Rio Valcarce. Trecho bem tranquilo e plano. Passamos por algumas cidadela nada de mais ate chegarmos em Vega de Valcarce. 

Poderia ser mais uma cidadezinha sem grandes atrativos não fosse a nossa parada numa padaria artesanal sensacional. Esta padaria foi o ponto alto da passagem por esta cidade. Pao fresquinho com queijo de primeira e aquele café com leite fizeram a minha manha muito mais feliz. Levamos de lambuja uns biscoitinhos amanteigados de amêndoas muito bons também.

Padaria - Vega de Valcarce

Vega de Valcarce

Alimentados, seguimos adiante ate a cidade de Las Herrerias, aonde fizemos um pit stop rápido para nos hidratar com a tradicional Aquarius de Laranja, o Gatorade da Espanha. Atravessamos Las Herrerias e fomos em direção à temida Cordilheira de Cantábrica, cadeia de montanhas que separam as províncias de Leon e Galicia. 

Subindo a Cordilheira de Cantabrica

Vista da Cordilheira de Cantabrica

Pelo guia, parecia que a subida era praticamente a morte. De fato era uma subida bastante ingrime e difícil, porem nada comparável à subida dos Pirineus Franceses. Passamos um calor para subir as montanhas porem o visual era recompensador.

Ganhando o alto da Cordilheira de Cantabrica

Trilha pela Cordilheira de Cantabrica

Passamos pelo Pueblo de La Faba, bastante simpático e com as tradicionais casinhas de pedra.
Continuamos subindo, subindo, subindo...Mais alguns quilômetros de subida ingrime e chegamos a La Laguna, o ultimo Pueblo da região de León. Paramos num bar para comer uma saladinha e uma empanada de atum. Tava tudo muito bom.

Saindo de La Laguna, advinha o que fizemos? Isso mesmo, mais 2,5 km de subida ingrime ate a chegada em O Cebreiro, primeiro povoado da região da Galicia. O Cebreiro é uma aldeia de pedra encantadora, visual misterioso no alto da Cordilheira de Cantábrica (1330 metros de altitude) e ao redor do Santuario de Santa Maria de O CEBREIRO.

Santuario de Santa Maria - O Cebreiro


Pallozas - O Cebreiro

O Cebreiro

Visual do alto de O Cebreiro

Este santuário traz a historia de um milagre ocorrido no ano de 1300, quando um vizinho da cidade de Barxa Mayor subiu ate O Cebreiro em plena tempestade para assistir a missa. No entanto, seu esforço foi desprezado pelo sacerdote. Neste momento, a hostia se transformou em carne e o vinho em sangue. O cálice do milagre e’ uma bela obra so século XII. Em 1488, Isabel La Catolica tentou levar o cálice para um lugar mais seguro. No entanto seu cavalos se negaram a continuar o caminho. Isso foi interpretado como um sinal divino e o cálice foi devolvido a igreja, aonde esta ate exposto hoje.

Calice do Milagre - O Cebreiro

Por ser o primeiro povoado da região da Galicia, obviamente nos não poderíamos deixar de provar o Polvo a Gallega. Eu já estava pensando nisso desde o inicio do Camino há 24 dias. Achamos um restaurante bem tradicional (Meson Anton) que preparava a iguaria. Tambem provamos o queijo de vaca local, que também era excelente. Acho que as fotos dispensam qualquer comentário.




605 km caminhados. Faltam 153 km ate Santiago de Compostela. Estamos chegando !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário