sábado, 9 de junho de 2012

Dia 29: Palas de Rei - Arzua (26 km)

A regiao da Galicia definitivamente e' uma regiao de tempo instavel. A manha estava fria e ameacava chover a qualquer momento. Apos um rapido cafe da manha, partimos rumo a Arzua, passando novamente por muitos bosques e pequenos vilarejos.

Inicio das trilhas pelos bosques


O caminho todo foi marcado por subidas e descidas. A parte interessante porem e' que cruzamos a provincia de Lugo e entramos na provincia de A Coruña, aonde esta o nosso destino final: Santiago de Compostela. 

Entrando em A Coruña

Bem na metade da etapa de hoje resolvemos parar para almocar em Melide, pois nos havia sido altamente recomendado que provassemos o Polvo. Melide e' famosa por preparar excelentes pratos do molusco. Fomos abordados na esquina do restaurante pelo dono, que nos convidou a provar o polvo. Como estava delicioso, resolvemos entrar e degustar a iguaria com os nosso amigos de Camino alemaes.

Dono do restaurante preparando o polvo

Almoco com os amigos alemaes

Depois do almoco voltamos a caminhar em direcao a saida de Melide. A cidade tem a pequenina igreja de Sancti Spiritus alem de uma especie de "calcada da fama", com os nomes de ilustres membros da Ordem do Camino de Santiago.

Iglesia de Sancti Spiritus

Melide

"Calcada da fama"

Saindo de arzua, no meio das trilhas pelos bosques comecamos a escutar uma gaita de fole ao fundo. Quando nos aproximamos, vimos 2 garotas tocando a gaita galega, tradicional aqui na regiao da Galicia.


Apos mais alguns kilometros de caminhada chegamos ao vilarejo de Ribadiso da Baixo, que apresenta apenas um albergue grande e bastante interessante em volta de um rio.

Ribadiso da Baixo

Mais 4 km de caminhada e finalmente chegamos a Arzua. A cidade praticamente nao tem nada de interessante alem da Igreja de Magdalena e uma pracinha com algumas estatuas.

Plaza Mayor - Arzua

Iglesia de Magdalena - Arzua

Estatua na Plaza Maior - Arzua
 
Desde o inicio do Camino contavamos os kilometros percorridos em 3 digitos. Agora estamos contando em apenas 2 digitos, o que aumenta ainda mais a nossa vontade de chegar a Santiago. Estamos agora a 39 km de Santiago, faltam apenas 2 dias para completar o Camino e com certeza ja estamos com saudade de tudo.

Um comentário: