sexta-feira, 11 de maio de 2012

A hora da verdade - Comeco em St. Jean Pied de Port

Hoje iniciamos a jornada rumo ao ponto de partida do Camino de Santiago. Saimos de Madrid as 10:30 AM e pegamos um trem na Estacao Chamartin em direcao a Estacao Atocha, de onde pegamos o trem para Pamplona. Apos 3 horas de viagem apreciando uma vista bucolica, chegamos a Pamplona, uma cidade muito bonita e que faz parte do Camino de Santiago.

Trem para Pamplona

Uma das estacoes ao longo da viagem para Pamplona

Paisagem ao longo da viagem de trem



De Pamplona pegamos um taxi ate Saint Jean Pied de Port, 1:40h de viagem. Finalmente chegamos aos pes dos Montes Pirineus e com uma vista deslumbrante para esta cidadela do sudoeste francês, parte da provincia Basca da regiao de Navarra. Como era de se esperar, apesar de fazer fronteira com a Espanha, nao tem como se virar muito sem falar francês. Ainda bem que estou com o meu pai.

Demos uma volta pela cidade de 1.521 habitantes, apreciando suas ruas medievais, a ponte romana e a Igreja de Notre-Dame du-Bout-du-Pont, do seculo XII. Abaixo algumas fotos de St. Jean Pied de Port.


Rue de la Citadelle

Igreja Notre-Dame du-Bout-du-Pont

Entrada da Igreja Notre-Dame du-Bout-du-Pont


Interior da Igreja Notre-Dame du-Bout-du-Pont



Port de Espagne

Port de Espagne - entrada do centro historico




Como ninguem e' de ferro, tivemos que repor as energias. Demos um rolê pela cidade e decidimos jantar no restaurante Chez Luis. Comida excelente. Meu pai foi de mexilhoes ao creme, que veio numa cacarola toda estilosa, e eu pedi um "beauf" com salada e batata frita. Os mexilhoes estavam animais !!!

Chez Luis

Les Moules (mexilhoes)

"Beauf"

Amanha sera a hora da verdade. A hora de separar os homens dos meninos. Vamos oficialmente comecar o Camino de Santiago pela rota conhecida como Camino Frances. Todos dizem que e' a etapa mais dificil do Camino. Serao 26 km subindo pelos Montes Pirineus (que separam a Franca da Espanha) ate a cidade de Roncesvalles, ja em territorio espanhol.

Fe em Deus, amanha e' o dia. Agora estamos cheios de energia mas eu quero ver a nossa situacao amanha ao final do dia. Se eu nao escrever nada e' porque estarei destruido.

Beijos e abracos a todos. Fui !!!



Um comentário:

  1. Hummm, é bom começar logo mesmo. Até agora só vi cerveja, jamon, carne e batata frita... Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir