sexta-feira, 4 de maio de 2012

O que é o Camino de Santiago de Compostela?

O Camino de Santiago de Compostela é uma rota de peregrinação ancestral que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, aonde acredita-se estar o túmulo do apóstolo São Thiago (Santiago).

Desde o século IX, peregrinos partem de diversos pontos da Europa rumo ao destino sagrado, no extremo oeste da Espanha. Todos os anos, cerca de 20.000 pessoas realizam a caminhada nas 3 formas mais autênticas de peregrinação: a pé, a cavalo ou de bicicleta.

A rota mais popular é a denominada "Camino Francés", que se inicia no sul da França, na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port - já em território do País Basco - aos pés dos verdejantes Montes Pirineus (cadeia de belas montanhas, a mais de 1.400 metros de altitute, que separam a França da Espanha). Esse foi o Caminho que eu e meu pai escolhemos fazer.

Esta caminhada de aproximadamente 30 dias configura-se por belas paisagens naturais assim como igrejas e catedrais seculares, ao longo de 800 km - desde Saint-Jean-Pied-de-Port até Compostela - no nordeste espanhol.


Bal de Tena (Pandicosa) - Pirineus Espanhóis



Pic de Bugatet - Pirineus Franceses



Razões para realizar o Caminho de Santiago:

Muitos são os motivos que levam as pessoas a realizar o Camino de Santiago de Compostela. Alguns o fazem por motivos religiosos, outros por motivos místicos e uns o fazem por turismo ou esporte. No entanto, o mais importante ao longo dessa jornada é a transformação interior que sofremos ao nos esvaziarmos de tudo o que é mundano e nos aproximarmos de Deus, valorizando a simplicidade e a humildade e surpreendendo-se com as lições de vida aprendidas nas coisas mais triviais.


Simbologia do Camino:

A Concha (Vieira):

O símbolo do peregrino é a Vieira, a concha de um marisco muito encontrado na região costeira da Galícia. A concha identifica os peregrinos do Camino de Santiago e geralmente é pendurada na mochila. A Vieira significa proteção e busca de conhecimento. Devemos devolvê-la ao mar depois de completado o caminho, o que significa que o seu caminho só estará completo quando chegar a Finisterra, segundo alguns.


Vieira


Símbolo indicativo das rotas do Camino


O Cajado:


Um dos instrumentos mais úteis do Caminho, o cajado torna-se imprescindível principalmente nas descidas por caminhos de pedras redondas. Feitos de galhos de avelaneiras ou de castanheiras, na Idade Média, o cajado tinha um significado especial: representava a terceira perna e também a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

As Pedras:

As pedras são símbolos muito marcantes do Caminho. Freqüentemente são encontrados montinhos de pedras, às vezes em grande quantidade, em locais específicos do Caminho, ou ainda, pedras em cima dos marcos de distância ou simplesmente à margem dos caminhos. Como simbolismo, muitos peregrinos carregam suas próprias pedras para serem depositadas na Cruz de Ferro, no alto do Monte Irago, em León. Essas pedras significam problemas e coisas negativas que o peregrino deixa na cruz para, daí em diante, ser uma nova pessoa, com uma nova atitude em relação à vida.


Cruz de Ferro - Monte Irago (León)


A Credencial:

A "Credencial do Peregrino" é um documento indispensável e exclusivo para quem percorre o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo. Renovando a tradição das cartas de apresentação ou "salvo-conduto" dos peregrinos medievais, esse documento dá direito ao portador de pernoitar em albergues especiais, igrejas e monastérios ao longo de todo caminho. Nele, há várias lacunas em branco para serem carimbados os selos das hospedarias, a fim de comprovar sua passagem.




A Compostela:

Ao chegar em Santiago, você receberá a "Compostela", um belo diploma escrito em latim, igual aos concedidos na Idade Média, coroando sua peregrinação. Para recebê-la, você deve comprovar, através dos selos carimbados em sua Credencial, que percorreu os últimos 100 km a pé ou a cavalo ou também os últimos 200 km de bicicleta.




Mapa do "Camino Francés":

Nenhum comentário:

Postar um comentário