segunda-feira, 7 de maio de 2012

Equipamentos - descrição

Acho que essa é a parte mais legal da preparação para a viagem: os equipamentos. Pesquisamos muito na internet e em lojas especializadas aqui no Brasil para entendermos melhor sobre os produtos e as tecnologias envolvidas. No entanto, aprendemos muito na última viagem para os EUA em Abril, aonde se pode encontrar uma maior varidade de produtos por um preço bem mais baixo do que no Brasil (economia de 60%). As melhores lojas na minha opinião são a Paragon, Campmor, Eastern Mountain Sports e a REIVale a pena também pesquisar alguns produtos na Amazon.com. Achamos  a mochila e a garrafa de água lá.

Abaixo listo as principais características a serem consideradas ao adquirir os equipamentos para o Camino.

Botas: Principal ítem para o Camino. Escolha uma bota que se adeque às suas necessidades e que seja confortável, pois serão muitos dias de caminhada. Lembre-se de comprar sempre 1 tamanho maior que o seu, pois ao fazer o Camino, você irá usar 2 meias: uma mais fina (liner) e outra mais grossa. Prefira as botas que possuam tecnologia Gore-Tex (membrana impermeável à prova de chuva, respirável e à prova de vento) e que tenham um cano médio, para evitar torções de tornozelo.

Após calçar algumas botas, fiquei na dúvida entre duas: a Salomon XA Pro 3D MID 2 GTX e a Vasque Breeze GTX. Optei pela Vasque por ser bem mais confortável e ter um solado mais alto. A Salomon me apertava um pouco nas laterais do pé e o cadarço era meio complicado de ajustar. Mas a Salomon também tem outros tipos de botas muito bons, como a Comet 3D GTX ou a Discovery W GTX.

Meias: Ítens indispensáveis para evitar bolhas e calos. Escolher um bom liner e uma meia mais grossa para trekking. Existem diversas marcas, mas acabei escolhendo o liner da Solo Veloce Pro e as meias de trekking da Wigwam Cool-Lite Hiker Pro Crew, que é bastante confortável, possui painéis respiráveis e rápida secagem.

Camisas: Existem vários tipos de camisas e com as mais diferentes tecnologias. Algumas camisas possuem fator de proteção contra os raios solares UV entre 30 e 150.
    • Dri-Fit: leves e de rápida secagem, compostas de 100% poliéster ou poliamida, nem sempre controlam o odor quando usadas por muito tempo
    • Merino Wool: lã exclusiva da Nova Zelândia, super fina e macia, respirável, anti-microbiana e naturalmente resistente a odor ou mau-cheiro
    • Material Sintético: contém partículas de íons de prata para reduzir odor ou mau cheiro.
Testei várias marcas de camisa, mas a melhor disparada é a de lã Merino Icebreaker 150 GT. Muito leve, confortável e super ventilada. Também comprei uma Icebreaker LS Ace Crewe de manga comprida.

Calças: Existem diversos modelos de calças para trekking, mas eu preferi aquelas que têm um ziper e viram bermuda. Assim, não preciso levar mais um peso, pois já tenho um híbrido de calça e bermuda. 
As calças que encontrei são super leves, possuem bolsos cargo e um cinto acoplado, caso precise ajustar a cintura. Também apresentam fator de proteção UV 50 - Columbia Men's Silver Ridge Cargo Pant.

Cuecas: Dê preferência para as cuecas mais compridas, pois elas ajudam a evitar o atrito de pele com pele nas coxas, evitando as indesejáveis assaduras. Outro ponto importante é o material de fabricação. Com certeza escolhi as cuecas de lã Merino Icebreaker Anatomica Boxer por serem anti-microbianas, leves e mega confortáveis. Também comprei da Adidas Athletic Stretch 2-Pack Boxer Trunk  por serem leves, elásticas e fabricadas de algodão respirável com Spandex (fibra sintética de elastano).

Casaco Fleece: Acho que os fleeces da The North Face são imbatíveis.

Jaqueta Anorak: Jaqueta leve à prova de chuva, com bolsos também à prova de chuva e costas com forro interno ventilável (Columbia Hail Tech Jacket - Omni-Tech).

Mochila: A Deuter é sem dúvida a mais completa de todas. Compramos a Deuter Futura Vario 50+10. Leve, à prova de chuva, também vem com capa de chuva embutida no bolso inferior e uma tela entre as costas que promove total ventilação da área. Possui regulagens de cintura, ombro e peitoral.

Boné de Peregrino: Comprei um boné de peregrino The North Face - Badwater Mullet Hat, com capa para evitar a superexposição do pescoço ao sol. O interessante é que esta capa é removível, voltando o boné a ser simplesmente um boné. Possui fator de proteção UPF 50 e tecido de micro-telas ventiladas.

Nécessaire: Adquiri uma pequena e leve necessaire Deuter Wash Bag Tour, para poder levar ítens de higiene pessoal essenciais.

Garrafa de àgua: Escolhemos a Klean Kanten 27oz Classic (800 ml), feita de aço inoxidável e livre de substâncias tóxicas.

Toalha: Levamos a Pack Towl Ultralite tamanho Large, que é leve, anti-microbiana e absorve uma quantidade de água de até 4 vezes o seu próprio peso. Seca rápido.

Saco de dormir: Escolhemos um saco de dormir leve e que resiste até 0°C - Deuter Dream Lite 500. O saco de dormir é importante quando for ficar em albergues, pois estes não disponibilizam roupa de cama.

Luvas: Não é ítem obrigatório porém ajuda a proteger contra os raios UV e aprevenir calos devido ao manuseio do cajado ou o stick de caminhada. Compramos a Manzella Running Sprint.

Carteira: Adquiri a Sea to Summit Travelling Light Travel Wallet. Feita do tecido cordura, esta carteira é muito leve, à prova d'água e durável.


Links úteis:
Lojas nos EUA:
Lojas no Brasil:

2 comentários:

  1. Essas recomendacoes vao facilitar muito a quem esta pretendendo fazer o caminho, porque ja ficam sabendo tudo que vao precisar e a melhor qualidade. Isso economiza tempo em pesquisa e possiveis enganos. obrigada, vou seguir a risca os seus conselhos para a minha possivel proxima jornada. Rita de Cassia

    ResponderExcluir