sábado, 5 de maio de 2012

Planejando o Caminho

Como mencionei no primeiro post, eu entrei de penetra nesse Camino aos 43 do segundo tempo. Meu pai falava sobre o Camino com muita empolgação, mas eu sempre achei que isso era "mó" doideira. Caminhar durante 30 dias, uns 25 km por dia, por rotas monótonamente descampadas e cheias de igrejas velhas, dormindo em albergues comunitários em saco de dormir? Eu hein, to fora - pensei.

Entretanto, eu não havia entendido o real significado do Camino de Santiago de Compostela. O Camino transcende qualquer experiência anterior que tenhamos vivido; é um momento de reflexão, introspecção e espiritualização. Quando percebi que tratava-se não somente de uma peregrinação mas de uma transformação interior, uma mudança completa de conceitos e valores, resolvi embarcar nessa jornada e encarar o desafio. Dizem que todos que percorrem o Camino voltam mudados e eu tenho a certeza de que eu também voltarei.

Bom, para PLANEJAR o Camino de Santiago o mais importante é definir os parâmetros da sua viagem, conforme listado a seguir:
  1. Estudar sobre o Camino de Santiago
  2. Definir o período da viagem (Primavera, Verão, Outono ou Inverno)
  3. Definir a disponibilidade de dias para viajar
  4. Escolher o ponto de partida do seu Camino 
    • Camino Francés - de Saint-Jean-Pied-de-Port (França) a Santiago de Compostela (800 km)
    • Camino Inglés - De Ferrol (Coruña) a Santiago de Compostela (110 km)
    • Camino Português - De Porto (Portugal) a Santiago de Compostela (238 km)
    • Camino Aragonés - de Somport (França) a Santiago de Compostela (980 km)
    • Camino Primitivo - de Valleviciosa ou Oviedo a Santiago de Compostela (370 km)
    • Camino Via de la Plata - de Sevilha a Santiago de Compostela (1.000 km)
    • Camino de Santiago del Norte - de Irún (França) a Santiago de Compostela (825 km)
    • Camino Finisterra - de  Saint-Jean-Pied-de-Port a Finisterra, passando por Santiago de Compostela (866 km)
  5. Iniciar a preparação física
  6. Comprar os equipamentos (bota, mochila, meia de trekking, camisas dri-fit, casaco de chuva, calças, bermudas, boné, saco de dormir, etc)
  7. Montar um kit de primeiros socorros ou emergência (band-aid, gaze, algodão, álcool, agulha e linha, vaselina, pomada para assaduras, analgésicos e anti-térmicos, etc) 
  8. Comprar a passagem aérea para o local para próximo da origem do seu Camino
OBSERVAÇÕES
  • O peso da sua mochila não deve ultrapassar 10% do seu peso corporal.
  • "Menos é mais" - Tente levar sempre o essencial e evite levar peso desnecessário, afinal você terá que carregar tudo nas próprias costas. Protetor solar, shampoo, sabonete, creme de barbear e demais ítens de primeira necessidade podem ser comprados tranquilamente ao longo do Camino.

Para PESQUISAR sobre o Camino há sites muito interessantes e com bastante informação sobre tudo o que você vai precisar saber antes de viajar. Além disso, uma pesquisa rápida no Google também te levará a vários outros sites que serão de grande ajuda.




Além dos sites, vale a pena comprar alguns guias sobre o Camino. Muitos deles trazem mapas com as distâncias a serem percorridas em cada etapa, além de informações sobre albergues, restaurantes e monumentos. Usamos os seguintes guias:

  


















Como fonte de inspiração, vale muito a pena assistir ao FILME "The Way", com  Martin Sheen. O filme narra a história de um pai que perde tragicamente o seu filho no Caminho de Santiago e decide ele mesmo fazer a peregrinação. Abaixo o trailer do filme:

"You don't choose a life, you live one"



Outras fontes de inspiração e informação são os livros

O Caminho de Santiago - Uma peregrinação ao campo das estrelas, de Sérgio Reis (Editora Artes e Ofícios) 



Santiago de Compostela - Manual do Peregrino, de Lairton Galaschi Ripoll (Editora Artes e Ofícios)


2 comentários: